Notícias Artigos
Escritório contábil: porque inovar é tão importante para prosperar?
Você tem buscado visibilidade para a seu escritório contábil?
Você tem buscado visibilidade para a seu escritório contábil? Tem investido em estratégias novas para seu crescimento? Se a sua resposta for não para as duas perguntas, você precisa parar e analisar para onde sua empresa está caminhando. A chave para o sucesso de uma empresa depende inteiramente da prática da inovação, mesmo (e principalmente!) em tempos de crise. O fato é que o mercado exige mudanças constantes para atender as expectativas do cliente, além do desenvolvimento de diferenciais competitivos.
Muitas empresas colocam inovação no escritório contábil já na sua proposta de valor, quando definem o que e como apresentar seus serviços ao cliente. É claro que os escritórios contábeis sentiram os efeitos da crise, reduziram custos, optaram por aplicar novos métodos de atendimento e de aumento de produtividade. Um dos requisitos para essas mudanças é acompanhar a transformação digital na contabilidade, que hoje tem mudado o ritmo de trabalho do contador do futuro. Por este motivo, os escritórios contábeis brasileiros precisam desenvolver ações de profissionalização e diferenciação a fim de garantirem seu espaço no mercado.
Confira o caso da Bureau Contábil, que há muito tempo aposta na inovação como chave para seu sucesso! |
Neste cenário, onde atualização e digitalização são constantes, o contador do futuro precisa estar atento a todas as oportunidades de inovação no escritório contábil e às oportunidades de crescimento trazidas por elas.
Confira as cinco mega tendências do mercado da contabilidade:
- Redes, fusões e aquisições: este modelo tem como objetivo o compartilhamento do negócio, de forma segmentada geograficamente, de uma forma que um escritório não gere concorrência com outros escritórios associados. Algumas gigantes do mercado norte-americano já iniciaram seus trabalhos Brasil, como a HR Block, franqueadora de serviços tributários e a Paychex, que processa a folha de pagamento de mais de 500 mil empresas nos Estados Unidos. Muito interessante nesses modelos são o compartilhamento de estratégias, melhores práticas de mercado e redução de riscos .
- Profissionalização: a profissionalização no escritório contábil depende, inteiramente, de inovações em diversos segmentos da área, como atendimento eficaz aos clientes, honorários contábeis justos, tecnologia para ser mais eficiente e busca constante de atualização quanto às transformações do segmento.
- Segmentação: a base do sucesso no escritório de contabilidade é buscar a segmentação e identificação de nichos para atuar. Já diz o velho ditado, quem faz tudo, não faz nada direito. A segmentação se torna inevitável dentro da contabilidade, ao passo que é mais fácil o escritório estabelecer um nicho de atuação imbatível para qualquer tipo de concorrente, incluindo até os grupos estrangeiros, do que ficar tentando atender a todos os lados, sem especialização ou diferencial competitivo a oferecer.
- Concorrência Global: cada vez mais franquias internacionais estão surgindo e exigindo preparação das empresas contábeis para encarar e competir com organizações do exterior. É preciso estar preparado para aperfeiçoar os serviços e adotar normas e procedimentos internacionais, obtendo assim uma gestão de alta qualidade.
- Omnichannel Marketing: quantas vezes você entrou em uma loja on-line, ou em sua rede social e foi surpreendido com um atendimento, um retorno de e-mail ou até mesmo a troca de produto comprado pela internet? Pois bem, essa é a prática do omnichannel, que significa “estar em todos os canais”, ou a prática de utilizar vários canais integrados. A intenção é possibilitar ao cliente uma experiência única com atendimento para satisfazer as necessidades dos clientes sem que ele perceba a transição dos meios de atendimento.
Essas novas tendências, juntamente com a transformação digital na contabilidade trazem muito mais agilidade para o mundo dos negócios. Ou as organizações adotam a prática da inovação constante ou tornam-se obsoletas.
Uma empresa que acompanha as mega tendências da contabilidade pode interligar seus negócios e criar novas possibilidades de vantagem competitiva. Fica claro que o processo de inovação não depende, necessariamente, de recursos financeiros, basta estar atento e aceitar as mudanças de negócios para aplicar na organização.
E, apesar de ser necessário inovar para prosperar, ter um certo receio ao tomar a decisão de mudar a forma de trabalhar, segmentar o mercado de atuação ou oferecer um novo serviço, é bastante comum. O importante é seguir em frente mesmo assim. Como já dizia Michel Porter, “a empresa deve buscar, e não evitar, as pressões e os desafios”. E eu quero te confidenciar que em 2016 aprendi algumas coisas que mudaram minha vida e que tem relação com o medo e a inovação.
Ao inovar, o contador do futuro ganha mais eficiência, oferece melhor atendimento aos seus clientes e sobretudo, mais qualidade aos seus serviços. Saber mais sobre como investir em inovação e fazer a empresa prosperar de forma saudável é essencial. Por exemplo: você sabe como o jeito Disney de atendimento ao cliente pode ser referência para seu escritório contábil?