Notícias Empresariais
Planejamento financeiro: conheça as 10 dicas para economizar no dia a dia
Quer economizar no dia a dia? O especialista listou 10 dicas para acertar as contas.
Diariamente gastamos com pequenascoisas e não fazemos a menor noção de quanto isso representa no mês. É sempre um lanche de manhã, um almoço, o dinheiro do lanche dos filhos, mas você sabe o quanto isso impacta nas suas contas?
Gastos como estes, na maioria das vezes, não entram no orçamento do consumidor, pois ninguém tem o costume de anotar ou, até mesmo, reservar uma quantia destinada para essas pequenas despesas que aparentemente não impactam no orçamento.
Segundo o professor de pós-graduação da Trevisan Escola de Negócios, Ricardo Cintra, é fundamental que o consumidor conheça os seus gastos, pois só assim será possível cortar o que é supérfluo.
Top 10
Quer economizar no dia a dia? O especialista listou 10 dicas para acertar as contas. Confira:
1 - Inicialmente é preciso conhecer os seus gastos diários. Anote tudo, independentemente de valor, durante um mês inteiro e depois analise as anotações e tente cortar os gastos excedentes.
2 - Cuidado especial com alimentação fora de casa. Será que você está almoçando no melhor restaurante para o seu bolso? É preciso mesmo abusar dos fastfood todo final de semana?
3 - Não vá ao supermercado sem lista de compras, com crianças e com fome.
4 - Pesquise antes de comprar bens ou contratar serviços. Lembre-se o melhor preço de um produto não é o praticado “naquele” ponto de venda, mas o praticado pelo mercado.
5 - Conscientize membros da família no que se refere à racionalidade no uso de água e de energia elétrica, sem esquecer da conservação adequada (e segura, no que se refere à saúde) de alimentos.
6 - Preste muita atenção ao uso do cartão de crédito, pois a “lógica” de sua operação é a compra por impulso, isto é, tudo é feito para que o consumidor use muito o cartão de crédito.
7 - Compras compartilhadas podem representar redução de gastos para todo o grupo. Particularmente entre familiares, é uma prática bem interessante e, quanto maior a família, maior o volume de cada item a comprar e, potencialmente, maior o benefício do compartilhamento. A recomendação aplica-se, também, ao material escolar. Por que 30 famílias vão a papelarias/livrarias diferentes, em momentos diferentes, pagando preços diferentes, para comprar o mesmo material? Resposta: porque não planejam as compras, não conversam.
8 - Para compromissos anuais previsíveis, como IPTU, IPVA entre outros, divida por 12 o valor estimado a pagar e faça uma provisão mensal em uma poupança. Ficará mais fácil pagar à vista e usufruir de descontos.
9 - Oriente as crianças/adolescentes com relação ao consumo nas cantinas de escolas. As contas costumam ficar altas e a qualidade da alimentação normalmente é baixíssima.
10 - Se as empresas fazem orçamentos, por que as famílias não o fazem? Excelente a ação de avaliar gastos futuros (curto prazo) e disponibilidades. “Essa prática pode evitar muitas dores de cabeça e evitar, também, o gasto com remédios para curá-las”, conclui Cintra.