Carregando...

Notícias Empresariais

O que são Metas SMART e como aplicar na sua empresa

Esses dias um empreendedor veio falar comigo: “Preciso da sua ajuda. Sei que é importante termos objetivos em uma empresa. Isso eu tenho traçado.

Esses dias um empreendedor veio falar comigo: “Preciso da sua ajuda. Sei que é importante termos objetivos em uma empresa. Isso eu tenho traçado. Mas minha equipe não consegue cumprir nem metade deles. Como eu resolvo essa questão?”. Já que o assunto costuma ser a realidade de muitos, resolvi responder em um post. Vamos falar sobre metas SMART?

Esse nosso amigo estava muito correto em seu apontamento. Sem objetivos (na vida ou no trabalho), ficamos sem um norte e assim, dificilmente, temos eficiência em nossas ações. Além do mais, como vamos fazer depois as mensurações? Qual a base que teremos para saber se estamos caminhando bem? Porém, entender como definir as metas é mais que essencial.

Então, vamos ao que interessa? Continue comigo!

O que são metas SMART?

Esse nome vem de um acrônimo em inglês, no qual cada letra representa um conceito para ajudar a definir as metas. Ele é como um checklist que direciona a definição do objetivo de forma eficiente. Seu significado é:

  • S - specific;
  • M - measurable;
  • A - attainable;
  • R - relevant;
  • T - time based.

S - specific (específica)

Uma meta precisa ser específica. Isso significa que todos os envolvidos a ajudar nas ações devem ter exatamente o mesmo entendimento sobre o que ela quer dizer. Por exemplo, não adianta dizer apenas “quero aumentar meu faturamento”; é fundamental definir em quanto você quer que ele fique e como isso será conquistado.

Algumas boas perguntas para ajudar nisso são:

  • o que precisamente eu quero que minha empresa alcance?
  • quem? Que time será o responsável por executar as ações?
  • como? Que ações serão feitas para conquistar a meta?
  • onde? Em que espaço isso será feito?
  • por quê? Por qual motivo ela deverá ser conseguida?

M - measurable (mensurável)

Algumas metas são mais objetivas de serem medidas, outras vão para o lado da subjetividade. É importante descrever em resultados quantitativos o desempenho que a meta deve ter.

Isso é essencial para acompanhar a performance que as pessoas estão tendo durante o trajeto e para garantir maior eficiência, pois qualquer atividade envolve recursos, o que tem custos para a empresa.

Dessa forma, algumas perguntas são:

  • qual é o resultado esperado?
  • que ferramentas vou usar para medir os resultados da minha equipe?

A - attainable (atingível)

Nesse passo, o gestor deve estipular metas que sejam desafiantes, porém, ao mesmo tempo, atingíveis. É aqui que muitos erram e cometem o equívoco de pensar que, “quanto maior a meta, melhor é para a empresa, pois os trabalhadores se esforçam mais para segui-la”. E eu digo que, se você é um desses, muito cuidado, meu amigo, pois o tombo é grande.

Os funcionários tendem a se sentir desestimulados quando percebem que a meta é quase impossível de ser atingida. Ela pode ser ambiciosa, mas não impraticável. Assim, quando ela é desafiante e cabível, as pessoas costumam render mais.

Então, antes de estipular alguma, vale pensar:

  • de acordo com o histórico da empresa e da equipe, é possível atingir esse resultado?
  • o que os colaboradores acham do que foi proposto? Eles concordam que é possível conseguir?

R - relevant (relevante)

Outra característica que a meta deve ter é a relevância. Os funcionários precisam enxergar um significado para que se motivem a conquistá-la. De que adianta, por exemplo, algum chefe estipular algo como “bater todas as metas de cada dia até às 17h”, se ele não libera ninguém mais cedo nem entrega qualquer outro benefício? Que importância os colaboradores vão ver nisso?

Mas, ao mesmo tempo, a meta precisa ter um valor para a própria empresa, a fim de que valha a pena todo o esforço despendido para o alcance dela. Sem isso, os trabalhadores não a tratarão como prioridade.

T - time based (temporal)

Por último, e não menos importante, sobre as metas SMART é que elas precisam ter um tempo estabelecido. E esse prazo deve ser condizente com o que você determinou. Um tempo curto demais pode gerar desmotivação, já que a meta se torna inalcançável. Um tempo longo demais pode gerar procrastinação, pois as pessoas tendem a pensar algo como: “farei daqui a pouco, já que tenho bastante tempo ainda para dar conta”.

Pode ser que, no começo, você sinta dificuldade em colocar o prazo razoável. Relaxa, isso é normal. A partir do momento em que sua equipe consegue dar conta dos objetivos, você terá um parâmetro para definir as metas futuras.

Quais seriam alguns exemplos de como aplicar as metas exequíveis ?

Por meio de todas as perguntas e reflexões realizadas, uma meta poderia ser exequível na seguinte situação:

  • em 6 meses, aumentar o faturamento da minha empresa de software, sendo que, nos primeiros 3 meses, esse crescimento será de 10% do que tem sido hoje. Nos 3 meses seguintes, mais um acréscimo de 10% por cima do aumento conseguido. Isso será feito no meio online, com marketing digital;
  • vamos dividir ainda essas metas em outras semanais. A equipe que conseguir fechar aquilo que havia sido estipulado para a semana terá como benefício sair 2 horas mais cedo do trabalho todas as sextas-feiras;
  • as equipes de marketing e de venda trabalharão unidas, cada uma com outras metas internas, mas com foco, também, na meta geral;
  • iremos fazer as análises por meio do cálculo da taxa de conversão, taxa churn e NPS;
  • queremos isso para, aos poucos, nos tornarmos autoridade no mercado nessa área.

Como as metas SMART podem aumentar a produtividade?

O intuito de colocar metas é para motivar a equipe, pois a motivação é primordial para que haja produtividade. Segundo o grande autor de administração e gestão de pessoas, Chiavenato, o desempenho é a soma de: motivação + capacidade + suporte organizacional.

Assim, sem o primeiro atributo, dificilmente a produtividade do funcionário se torna hábil, o que influencia negativamente o desempenho organizacional.

As metas servem, ainda, para direcionar um comportamento. Sem elas, a equipe fica perdida. E uma equipe sem saber o que fazer é um passo para a empresa ter menos competitividade diante da concorrência.

Então, você deve ter percebido o quanto o método metas SMART tem a acrescentar ao seu negócio, levando-o a obter mais triunfos. Espero que eu tenha tirado sua dúvida, meu amigo empreendedor, e que você tenha conseguido perceber em que ponto você está falhando ao fixar os objetivos do seu negócio.