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A filosofia de apenas oito palavras por trás do sucesso da Amazon
Jeff Bezos entendeu que investir na experiência do cliente custa caro a curto prazo — mas garante o retorno
Dos livros aos brinquedos, dos eletrônicos às peças de carro, dos artigos decorativos aos itens de papelaria... e muito mais. Existem poucas empresas que participam tanto da vida dos clientes quanto a Amazon. Isso explica porque a companhia de Jeff Bezos acabou de fechar um trimestre recorde, com receita acima de 40% e lucro líquido quase dobrando em comparação com o ano anterior.
Segundo um artigo do Inc, o segredo para ser tão onipresente tem muito a ver com o Amazon Prime — e com a filosofia por trás dele, descrita em uma declaração do CEO da empresa: "No curto prazo, esperamos que o Amazon Prime custe caro para a Amazon.com. No longo prazo, esperamos ganhar ainda mais com o seu negócio, o que o tornará bom para nós também". Mais especificamente, a filosofia é o trecho "Esperamos ganhar ainda mais com o seu negócio".
Investir nos clientes é uma ótima maneira de avaliar o custo de cada nova iniciativa. Sempre que você investe na elevação da experiência do cliente de maneira significativa — reduzindo gargalos e consequentes frustrações — você agrega valor à sua marca, o que fideliza o cliente, aumentando número de vendas ao logo do tempo. O Amazon Prime é um grande exemplo.
Houve um tempo em que a Amazon era apenas um e-commerce de livros e DVDs. As pessoas hesitavam em comprar outros itens pela internet, já que as compras online não representavam nem de perto a conveniência de hoje. Uma das maiores insatisfações era o prazo de entrega.
Ao contrário do que muitos pensam, Bezos não inventou o Amazon Prime. A ideia veio de Charlie Ward, engenheiro da empresa na época. Mas o CEO deu sinal verde à ideia e mudou todo o curso da empresa.
Em uma carta postada no site da Amazon, Bezos afirmou: "O Amazon Prime diminui o esforço dos pedidos" Esse era o propósito. Embora a Amazon já oferecesse frete grátis, isso exigia um pedido mínimo de US$ 25 e significava esperar de oito a 10 dias pela chegada do produto. O Prime removeu as maiores barreiras para as compras online: custo e tempo envolvidos no envio.
Hoje, o Amazon Prime custa US$ 119 dólares por ano nos EUA e R$ 89 reais no Brasil e oferece mais do que frete grátis, incluindo serviços de streaming de música e vídeo, bem como o popular evento de compras Prime Day — que rivaliza em partes com a Black Friday. A empresa tem 150 milhões de assinantes Prime — e afirma que são seus clientes mais fiéis.
Hoje, a Amazon vale US$ 1,5 trilhão e seu fundador é a primeira pessoa a atingir uma fortuna acima dos US$ 200 bilhões. Seria justo dizer que, ainda que não seja sua criação, o Prime é o grande acerto de Bezos.