Notícias Empresariais
Dicas para bombar na Black Friday
Não esqueça de demonstrar total respeito ao momento e às novas emoções geradas com o isolamento, pois pessoas compram de pessoas
No dia 27 de novembro acontece a Black Friday. Há muitos anos conhecida nos EUA e desde 2011 implantada no Brasil, este dia tornou-se um marco para promoções de vendas de produtos e serviços.
Inicialmente on-line, a BF rapidamente migrou para o varejo físico e atinge não somente grandes marcas, mas também os pequenos negócios. É justamente por isso que trago dicas importantes para que o seu negócio tenha muito sucesso!
Vamos lá:
1) DEFINA SEU OBJETIVO
Como em qualquer negócio, é necessário saber qual objetivo se quer alcançar: quer vender mais? quer vender e fidelizar clientes? quer expandir a marca? quer aumentar audiência em suas redes? quer aumentar o lucro do ano? o que você quer? Assim que definir seu objetivo, crie metas menores e siga para o segundo passo.
2) PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO
Bem, se você quer, por exemplo, aumentar o lucro do ano, será necessário saber o que você irá vender como carro chefe, qual a porcentagem de lucro você conseguirá se tiver que entrar em promoções, se há produto suficiente em estoque, se precisará negociar com o fornecedor para que não falte.
Se focar em vendas on-line, o site deverá ter uma ótima estrutura de marketing e remarketing, para que não trave e saia do ar se houver grande procura.
Se o foco for espaço físico, pense no fluxo do local, em que comporte grande quantidade de compradores, lembrando que não deve haver aglomerações; o número de funcionários deve dar conta da procura e, também, deverá atender todas as normas de segurança atuais devido à pandemia.
Importante: se já participou anteriormente da Black Friday, terá parâmetros para avaliar e melhorar algo se necessário. Se nunca participou, é importante entender que talvez essa primeira participação seja mais para entender o mercado e avaliar melhorias futuras.
3) MARKETING, MARKETING DE CONTEÚDO, REMARKETING
Sim, você vai precisar saber sobre isso!
Se você pode contratar uma agência, muito bom. Mas se atente ao trabalho da agência, veja se casa com seus objetivos, isso é o mais importante.
Outra coisa, com a situação atual, há muitas agências novas, pessoas que precisam de oportunidades, então, talvez consiga algo que esteja mais condizente com seu bolso e, do outro lado, ser atendido por pessoas que querem mesmo trabalhar.
Se não pode contratar uma agência, não precisa de desespero, há muito conteúdo gratuito na internet, até cursos certificados. São conteúdos direcionados para pessoas iniciantes, então, é só se organizar, procurar no ‘tio google’ e estudar.
Comece agora! Faça uma pré-campanha, faça captação de e-mails, entenda quem é seu público. Quanto mais qualificada e objetiva for sua campanha, mais terá sucesso. Para isso você precisa conhecer quem é a pessoa que necessita do seu produto ou serviço.
Para ter esta informação, se faz necessário conhecimentos em marketing de conteúdo, por exemplo. Então, comece a investir nisso agora se você ainda não tem esse conhecimento, pois ele vale pra vida.
4) ATENDIMENTO
Para ter sucesso é preciso prestar um bom atendimento. Desde as campanhas até a pós-venda. Tem que oferecer um atendimento diferenciado, que possa atender às necessidades da pessoa, sem causar um estrago na sua empresa.
É importante ter capacidade de atender a demanda e não criar campanhas fantasiosas. Seja transparente e crie promoções reais. Diversifique as formas de pagamento, tenha tipos diferenciados de entrega.
Faça seu cliente ser atendido seja qual for a dor dele!
Tudo aquilo que indiquei acima aprendi na minha vida empreendedora. Em todas as ações que deram errado ou que deram certo. Mas, há questões externas, que influenciam diretamente, como, por exemplo, o momento que estamos vivendo.
Portanto, acredito que a dica mais importante para o momento é: invista no digital.
Você pode usar vendedores do seu próprio negócios como consultores de vendas on-line, no chat, no whatsapp, no seu local físico para a retirada de produtos ou showroom, fazer atendimentos com hora marcada. Mas invista no atendimento e vendas on-line, pois será investimento para o presente e para o futuro.
E não esqueça de demonstrar total respeito ao momento e às novas emoções geradas com o isolamento, pois pessoas compram de pessoas. Ser empático é muito importante para criar fidelização.
Esses quatro passos são estratégias para você implementar, funcionam como um “manual de procedimento operacional” da sua empresa. Isso ajuda a criar processos de uma campanha e auxilia no desenvolvimento do seu pessoal e dos impactos do seu negócio no mercado.
Arregace as mangas, pense positivo, energize e engaje a equipe e me conte aqui como foram as suas vendas!
Um forte abraço.