Notícias Empresariais
PIX empata com boleto como meio de pagamento nas compras online
Um levantamento sobre meios de pagamento feito pela empresa Gmattos, ao longo do mês de maio, indica que o PIX disparou como método utilizado em compras e já encosta no tradicional boleto.
Um levantamento sobre meios de pagamento feito pela empresa Gmattos, ao longo do mês de maio, indica que o PIX disparou como método utilizado em compras e já encosta no tradicional boleto. A diferença, que era superior a 57 pontos percentuais, caiu para 1,7.
No primeiro estudo desse tipo, em janeiro de 2021, o PIX era o quinto do ranking, aceito por 16,9% dos comércios virtuais no Brasil, enquanto a aceitação do boleto era de 74,6% - uma diferença de 57,7 pontos percentuais. Na edição de maio de 2022, enquanto o boleto ostenta uma aceitação de 76,3%, praticamente no mesmo patamar daquela primeira apuração, o PIX atingiu 74,6%.
Entre os fatores que têm turbinado essa ascensão, destaca-se hoje a estratégia de incentivo favorável ao PIX que vem sendo adotada por vários lojistas. Em maio/22, o Estudo de Pagamentos Gmattos contabilizou que 20% das lojas que aceitam PIX oferecem reais vantagens - descontos de 3% a 18% - para incentivar os consumidores a utilizar esse meio de pagamento. Em março/22, essa prática foi observada em 14% das lojas.
Pela avaliação da consultoria Gmattos, o potencial de aceitação do PIX pode chegar a 91% a longo prazo, considerando o segmento de lojas que ainda não operam com essa forma de pagamento, mas que aceitam algum tipo de recebimento à vista (débito bandeira ou banco, ou boleto). Do grupo de lojas que ainda não aceitam PIX, apenas 9% não operam com pagamentos à vista.
Outro ponto levantado pelo estudo sobre o PIX diz respeito à integração usada pelas lojas. Elas adotam em seu checkout o fluxo com QR Code, não utilizando o fluxo com iniciador de pagamentos, possibilidade disponibilizada pelo Banco Central no final de 2021 e que simplifica a autenticação do PIX.
Nesse caso, o iniciador acessa diretamente as instituições que fazem parte do open banking toda vez que um pagamento PIX é solicitado, requerendo a autenticação sem a necessidade do uso do QR Code. Dessa maneira, o fluxo de pagamento com 7 fases se reduz a apenas 3 passos.
Na liderança do ranking de meios de pagamento no e-commerce no Brasil, segue absoluto o crédito, com 98,3% de aceitação. Contudo, um novo formato desponta na oferta dessa modalidade: o desconto para pagamento em uma parcela, ou a oferta de parcelamento com juros para períodos mais longos, que aparecem em várias lojas.
A consolidação dos débitos (aceitação do débito bandeira + débito bancos, excluindo redundâncias) em 28,8% esconde o nível marginal de aceitação das modalidades isoladas. Tanto bandeira como bancos mudaram seu patamar desde o início do ano passado: o débito bancos caiu de 25% para um patamar inferior a 20%, e o bandeira, de 20% para o patamar de 15%. Apenas 3,4% das lojas aceitam ambas as modalidades de débito, tornando a oferta simultânea bastante incomum.
A edição de maio do Estudo de Pagamentos Gmattos analisou 59 lojas online de destaque no mercado brasileiro, dos mais diversos segmentos, as quais, juntas, representam 85% do comércio eletrônico do país. A maior parte das observações aconteceu entre os dias 03 e 04 de maio de 2022.