Notícias Empresariais
Upskilling e Reskilling: o futuro do trabalho
Estratégias de desenvolvimento profissional: adaptando-se às mudanças do mercado
Por Paula Esteves – Co CEO da Cia de Talentos
A era da Transformação Digital trouxe, sem dúvida, integração e uma série de oportunidades. No entanto, apresentou também muitos desafios para profissionais e empresas ao redor do mundo, especialmente devido à velocidade das mudanças tecnológicas e à evolução do mercado. Mais do que simplesmente nos adaptarmos rapidamente a esse cenário, é essencial apropriar-nos de ferramentas que auxiliem em uma força de trabalho ágil e preparada para novos desafios.
Nesse contexto dinâmico, os termos “Upskilling” e “Reskilling” emergem como protagonistas fundamentais para o desenvolvimento profissional e a sobrevivência das empresas modernas. Mas afinal, o que significam esses termos?
O Upskilling enfatiza o aprimoramento e desenvolvimento das habilidades e conhecimentos já existentes em um colaborador. Assim, estar em sintonia com as demandas do mercado, aperfeiçoando habilidades existentes e adotando novas tecnologias e/ou modelos de trabalho, tornou-se uma necessidade latente nessa era.
Por outro lado, o Reskilling refere-se à aquisição de novas habilidades e conhecimentos para desempenhar funções diferentes das que eram originalmente exercidas. Em um mercado onde profissões tradicionais estão sendo substituídas por novas funções, a capacidade de se reinventar é fundamental para manter a relevância.
Na 22ª edição da pesquisa Carreira dos Sonhos, realizada em 2023, ficou evidente que as expectativas e desejos das pessoas em relação ao desenvolvimento de suas carreiras incluem a percepção de que estão realizando um bom trabalho, congruente com as próprias habilidades e atividades que já dominam. Contudo, essa percepção não deve incluir acomodação em uma zona de conforto.
Investir no desenvolvimento profissional de suas equipes permite que as organizações não apenas garantam a retenção de talentos, mas também aumentem a produtividade, fomentem a inovação e contribuam para o desempenho dos negócios como um todo. Por isso, apesar das diferentes nomenclaturas, Upskilling e Reskilling são conceitos já conhecidos e que, quando bem gerenciados, podem efetivamente preparar seu negócio para um futuro de sucesso.