Notícias Técnicas
Entenda o calendário de pagamentos do INSS
Nem todos os beneficiários recebem na mesma data. Saiba os motivos!
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paga mensalmente cerca de 40 milhões de benefícios previdenciários e assistenciais. No entanto, é interessante notar que nem todo mundo recebe o dinheiro na mesma data do mês, o que, às vezes, causa dúvidas nos segurados e beneficiários.
As datas de pagamento podem variar, a depender de alguns fatores, a exemplo do tipo de benefício. De acordo com o INSS, o calendário dos depósitos é divulgado no ano anterior ao ano de referência, para que os beneficiários saibam as datas de quando irão receber seu dinheiro.
O calendário de pagamentos é organizado de maneira que, inicialmente, sejam efetuados os depósitos para quem recebe até um salário mínimo. Logo após, são pagos aqueles com valores superiores a esse limite, com base no número do benefício (NB).
Como consultar?
Para saber o dia correto do seu pagamento, você primeiro precisa saber o número do seu benefício. Cada benefício pago pelo INSS é composto por uma numeração única e segue o padrão de 10 dígitos no seguinte formato:
Número do Benefício (NB): 999.999.999-9
O número a ser observado será o que se encontra em negrito, ou seja, o penúltimo algarismo.
Além dessa informação, também é necessário observar que as datas são divididas pelo pagamento de benefícios de 1 salário mínimo, e acima do salário mínimo.
Agora em setembro, por exemplo, os pagamentos para quem recebe até 1 salário mínimo vão começar no dia 24 de setembro e se estenderão até 07 de outubro.
Já para beneficiários que recebem mais de 1 salário mínimo os pagamentos iniciarão no dia 1º de outubro e se estenderão até o dia 07/10.
Ano 2024
Outras informações:
• quando houver feriado municipal, estadual ou federal, o pagamento do benefício é no dia útil seguinte.
• o prazo para saque dos benefícios com cartão é até o final do mês seguinte (aproximadamente 60 dias) ao da disponibilização do valor na conta. Caso o segurado não faça o saque nesse período, os valores correspondentes serão devolvidos ao INSS.
Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
Por: Instituto Nacional do Seguro Social